Tesouros Escondidos


 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" Mateus 6:19-26


 Recentemente ouvi uma mensagem referente a este texto de Mateus 6 e fui desafiada a meditar sobre este texto e sobre as escolhas que tenho feito. Pois, as escolhas que faço, invariavelmente, determinam o curso da vida que tenho e este forma e transforma o meu caráter. O Senhor Jesus coloca diante de mim (nós) três escolhas fundamentais.
 A primeira escolha diz respeito ao lugar em que tenho acumulando tesouros? Sobre a terra ou nos céus? Esses tesouros não são necessariamente dinheiro. Mas, aquilo que faz o meu coração bater mais forte. Pode ser a família, o trabalho, meus relacionamentos ou até mesmo o ministério. Porque o  coração é levado pelos tesouros que possui. E o meu coração estará onde estiver o meu tesouro.
 A segunda escolha trata da minha ambição. Onde tenho fixado os meus olhos? Nas coisas temporais ou nas eternas?  Olhos bons e olhos ruins têm a ver com o foco da minha vida. Há cristãos que não conseguem fazer uma leitura da vida à luz da eternidade. Só pensam nas coisas aqui debaixo. Como afirmou Pedro: “são inoperantes e improdutivos, pois só vêem o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados” (II Pe 1:8-9).
 E a terceira escolha me confronta com minha paixão. Quem é o objeto da minha devoção. Há duas divindades que disputam o meu coração. Uma é verdadeira, mas a outra é falsa: Deus ou Mamom!  Tanto um quanto o outro são radicais e exigem tempo, lealdade, amor e devoção. Por isso, é impossível ficar em cima do muro. “Ninguém pode servir a dois senhores”, escolha!
 Hoje sou confrontado com esta pergunta: onde está o meu tesouro? Preciso reavaliar minhas prioridades, rever meus conceitos e redefinir minha agenda. É necessário graça para ser levado ao verdadeiro arrependimento. Não estou aqui por acaso nem vivendo a vida como um fim em si mesmo. Mas, devo viver a minha vida com um propósito único, glorificar a Deus (I Co 10:31).
 Reconheço que o meu coração é corrupto (Jr 17:17) e tem me enganado levando-me pelos tesouros que possui, e nem sempre são os corretos. Mas, em Cristo busco graça para caminhar numa nova direção (Sl 139:23-24). “Fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus” (II Tm 2:1).


Sebastião Machado

Comments

Popular posts from this blog

Preparando para encontrar o Rei

Louvando a Deus

Piquenique das Tartarugas