Deus ou Baal? 
Deus ou o Mundo?
 No decorrer da história percebemos que Elias havia profetizado que não choveria sobre a terra durante algum tempo, ou até mesmo que ele profetizasse que choveria.
 Ao analisarmos o texto de 1 Reis 18, percebemos que havia três anos sem chover.  Quando Deus então disse a Elias para se apresentar ao rei Acabe pois Deus enviaria chuva sobre a terra.
 Acabe foi um rei de Israel, filho de Onri, e reinou vinte e dois anos em Samaria. Este rei fez o que o Senhor reprova, mais do que qualquer outro antes dele. Ele não apenas achou que não tinha importância cometer os pecados de Jeroboao, (este era um dos oficiais do rei Salomão, um efraimita de Zederá, filho da viúva Zerua, este rebelou-se contra o rei Salomão devido a uma profecia do profeta Aías que seria rei sobre dez tribos. E assim aconteceu, porém este rei voltou a adorar e levantar deuses falsos, queimavam incensos a estes falsos deuses e então Deus profetizou através do mesmo profeta Aias que exterminaria todos os seus descendentes sobre Israel ) era filho de Nebate, mas também se casou com Jezabel, (a qual incitou o rei Acabe a adorar outros deuses, entre eles Baal e Aserá, mandou massacrar os profetas de Deus) era filha de Etbaal, rei dos sidonios, ergueu um altar para Baal e fez também um poste sagrado, provocando assim a ira do Senhor, o Deus de Israel.
 Então o Senhor levantou o profeta Elias para ir até o rei Acabe e profetizar que choveria sobre Israel. E Elias apresentou-se ao rei Acabe, este mal o viu e disse:
 “- É você mesmo, perturbador de Israel?”
 Porém, Elias respondeu:
 “- Não tenho perturbado Israel, mas você e a família do seu pai tem. Vocês abandonaram os mandamentos do Senhor e seguiram os baalins.”
 Baal era o nome do deus supremo adorado na antiga Fenícia. A prática do culto a Baal infiltrou a vida religiosa judaica durante o tempo dos juízes (Juízes 3:7), tornou-se comum em Israel durante o reinado de Acabe (1 Reis 16:31-33) e também afetou Judá (2 Crônicas 28:1 -2). A palavra baal significa "senhor"; o plural é baalim. Em geral, Baal era um deus da fertilidade que, de acordo com a crença comum, permitia que a terra produzisse colheitas e pessoas produzissem crianças. Os cananeus adoravam Baal como o deus do sol e como o deus da tempestade - ele geralmente é representado segurando um relâmpago - que derrotava inimigos e estimulava a colheita. O culto a Baal estava enraizado na sensualidade e envolvia prostituição ritualística nos templos. Às vezes, apaziguar Baal necessitava o sacrifício humano, geralmente o primogênito de quem fazia o sacrifício (Jeremias 19:5). Os sacerdotes de Baal apelavam ao seu deus em ritos de abandono selvagem que incluíam gritos de êxtase e ferimentos auto-infligidos (1 Reis 18:28).
 Poderíamos dizer que durante o reinado de Acabe e Jezabel foi o auge do culto a Baal em Israel, por isso Deus confrontou este paganismo por meio do profeta Elias. Este que até mesmo zombou dos profetas que seguiam a Baal, dizendo que este deus estava dormindo, viajando, talvez ocupado demais para ouvi-los e responder com fogo.
 Deus então mostrou a eles que Ele e não Baal controlava a chuva, o fogo, e então todos os profetas adoraram ao Senhor naquele lugar. Mas Deus que é Deus, não deixa o pecado impune, e com isso todos aqueles profetas que se voltaram a adorar a Baal e seguir Jezabel foram mortos.
 Hoje em dia poderíamos ver quantos falsos deuses tem surgido para afastar o povo de Deus.  São milhares de deuses que não são deuses. Muitos adoram o sol, pedaços de madeira, estátuas, pessoas que pensam ser ídolos e são adoradas. Colocam coisas tão simples e pequenas no lugar de Deus, gastam seu tempo servindo ao mundo, buscando coisas deste mundo e afastam-se assim de Deus e das coisas que pertencem ao Reino de Deus.
 As pessoas cada dia estão mais frias, cada dia sem amor, e para piorar as coisas o mundo tem entrado até mesmo dentro da igreja. Quantas pessoas que dizem conhecer a Deus mas não o buscam, não fazem o que deveriam fazer, não abandonam o pecado e não fogem de todo tipo de contaminação do mundo.
 As pessoas não conhecem a Deus, vão a igreja e pensam estar adorando a Deus, porém continuam vivendo do mesmo jeito como viviam antes. Não querem deixar o mundo, querem servir a Deus e ao mesmo tempo servir aos seus prazeres e caprichos. 
 Não estou julgando ninguém, porém a palavra de Deus é bem clara em Mateus 6.24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vêm do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre." 1 João 2.15-17 
 Não devemos amar o mundo, nem as riquezas, não devemos amar nada que contem no mundo pois não somos dele.
 Deus está dizendo a todos nós: “Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro?Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no.” 1 Reis 18.21
 Traduzindo este texto para hoje eu perguntaria:
 Até quando vocês vão oscilar para um lado e para outro? Se o Senhor é seu Deus, sigam-no; mas, se os caprichos e seus pecados são prioridade para você, sigam-nos e não tentem mentir para vocês mesmo.
 A bíblia diz que somente há dois caminhos, ou é o caminho largo ou o caminho apertado. Ou é o ceu ou é o inferno. Ou é Deus ou o diabo. Não tente servir os dois, pois vocês estão se enganando. 
 Na verdade a maioria dos cristão não querem abandonar o mundo, não sabem o que querem. E por isso estão deixando o diabo entrar em suas mentes e colocar todo tipo de imundície em seu coração, colocando deuses falsos, levantando altares em adoração as coisas deste mundo, fazendo suas prioridades os desejos mundanos e coisas que estão longe de agradar a Deus.
 Sejamos nós povo de Deus, nação separado por Deus, chamados para fazer a diferença,  pois somos povo escolhido, somos a noiva do Senhor. E se você não tem se purificado, se não tem suas vestes lavados no sangue do Cordeiro, você não verá a Deus e muito menos irá para o céu.
 "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"        1 Pedro 2.9
 “Santificai-vos, purificai-vos com a lavagem da água, pela palavra, e para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mancha nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Efésios 5.26-27 

Comments

Popular posts from this blog

Preparando para encontrar o Rei

Louvando a Deus

Piquenique das Tartarugas