O Milagre de Jesus

Vamos analisar o texto de Lucas 9:10-17

Os discípulos foram enviados por Jesus a pregar o reino de Deus. E chegaram de suas missões e foram contar a Ele tudo o que havia acontecido.


Jesus vivia rodeado por multidões, pessoas, muitos o buscavam atrás de curas, outros por causa da palavra e outros porque se sentiam bem perto Dele, o amavam.


Jesus se retirou dali com os doze discípulos, para Betsaida.


Mas a multidão foi atras deles, e se ajuntaram a Ele, pois onde estava, o povo queria estar.


Então ensinando o reino de Deus, o dia se passou e quando perceberam que já era tarde, viram também que não havia comida o suficiente, nem hospedagem para tanta gente.


Acontece então um grande milagre, onde Jesus faz uma multiplicação dos alimentos e todos se fartam.


Mas quero citar o que a Bíblia nos ensina, diz que devemos seguir modelo de Jesus, pois Ele mostrou a nós como viver no Reino de Deus, na presença Dele. E no verso 11, podemos perceber três fatores desta graça.


O primeiro diz que Jesus acolheu a multidão, esse é um fato muito importante, porque Jesus saiu com os doze discipulos, mas a multidão os seguiram, e Jesus acolheu a multidão e não a despediu.


O segundo diz que Jesus falava do Reino de Deus, Ele ensinava com amor, com sabedoria e alegria, sabendo que Ele era o Senhor daquele povo.


Em terceiro Jesus curava os que estavam doentes, sarava os que estavam enfermos. Essa é uma grande obra, que Ele ainda faz hoje, quando ouvi-mos e cremos em Sua palavra.


Mas será que estamos seguindo Jesus, tendo como modelo de vida Ele? Será que acolhemos o nosso irmão, mesmo quando queremos ficar sozinhos? Será que aconselhamos, ensinamos aqueles que nos procuram para uma palavra amiga? Será que oramos a Deus com amor pela cura de uma pessoa doente, triste? Será?


O pior é que quase ninguem faz isso....... Mas o que Jesus quer nos mostrar mais adiante no texto de Lucas foi o que Ele mostrou aos discípulos naquele dia.


Vocês querem ver o quanto contradizemos o que Jesus nos ensina? Até os discípulos foram contra, será que você também é?


No verso 12, os discípulos falam o quê pra Jesus? ´´- Senhor despede a multidão...´´ e agora?


Jesus acolhe..... os discpulos mandam despedir.....


E mais, os discípulos falaram à Jesus pra que as multidões fossem as aldeias e vizinhos e procurassem alimento e hospedagem...


É amigos, será que você tem despedido que Deus te mandou acolher? Será que você está vendo o povo, o irmão do seu lado com fome e despede-o para ir ao vizinho pedir?


Mas o que Jesus disse aos discipulos?


Amigo leitor, Jesus conhece o seu coração, Ele sabe todas as coisas, assim como sabia que havia comida com os discípulos. Então Ele diz: ´´-Dai-vos mesmos de comer a eles.´´


Resumindo o que Jesus disse: ´´Dai-vos mesmos de comer a eles, porque Eu sei que vocês tem comida aí...´´


Ah! Jesus... nós só temos cinco paes e dois peixes, isso não dá pra nós, aonde vamos arrumar comida pra tanta gente assim?


Então eu imagino a história... eu gosto de imaginar as coisas... sou uma pensadora... mas imagine comigo, uma grande multidão em um lugar que não tinha nada, um deserto... e 12 discípulos... com o Mestre Jesus... então enquanto Jesus ensinava com os discípulos.... a fome chega, então os discípulos se reúnem e.... noooo... temos cinco paes e dois peixes.... mas não podemos comer na frente da multidão, não dá pra todo mundo... então eles tem uma idéia.... sabe qual? Vamos pedir o Mestre pra despedir o povo pra que vá as aldeias...


Eu digo que essa foi uma das maiores furadas... porque Jesus já sabia... Ele sabia que eles tinha comida... Mas o que Jesus sabia ia além do ´´ter comida´´, sabia que eram egoístas.


E você, o que tem feito com o que você tem? Tá escondendo de quem?


Por isso Jesus manda dar, dê o que você tem, não tente esconder de você mesmo, não minta, não seja orgulhoso e ganancioso, não pense só em você, tem tantas pessoas passando necessidade. Dê... e vos será dado, diz o Senhor.


Após o discurso dos discípulos a respeito dos poucos paes e peixes que tinham, não teve jeito... ninguém convenceu Jesus a despedir a multidão. Então Jesus ordenou a eles que fizessem o povo se assentar em grupos de 50, 100... e .... os discípulos tiveram que obedecer.


Os discipulos devem ter ficado decepcionados, envergonhados, mas Jesus tomou os paes e os peixes e olhou ao céu e deu graças. ´´- Pai, eu te dou graças por nos dar alimento, e além de alimento tu nos deste satisfação.´´ E dando os paes aos discipulos e estes ao povo.


E então, qual a conclusão? Todos comeram... e os discipulos? Será que ficaram com fome?


Não. A Bíblia diz que todos foram saciados e que sobraram dez cestos de pedaços... O quê? Peraí... Isso só pode ser brincadeira né! Será que a sua Biblia é igual a minha? Então vê aí se fala que sobrou doze cestos? E doze mesmo?


Você entende caro leitor? Irmaõs?


Doze cestos.. doze discipulos... cada um tinha uma cesta.


Olha queridos, os discipulos veram o milagre de Jesus de perto, eles não queriam repartir o pão pois achavam que iram ficar sem. Mas Jesus mostrou a eles que quando você dá, você também recebe. Por isso, dêem o que vocês têm, mas dêem o que vocês pensam não ter, o que vocês pensam em ficar sem, não duvidem da recompensa do Senhor, Ele não brinca, não deixou os discipulos com fome, e não nos deixará.


Agora se você não der do seu pão, não der do seu melhor, vai faltar na sua despensa, se os discipulos se recusassem a dar o alimento para aquele povo naquele momento, e comessem, não ficariam fartos. Porém Jesus não é egoista, não é orgulhoso, se caso o contrario não haveria vindo ao mundo por mim e por você, foi tudo por nossa causa, a morte de cruz, a ressurreição... foi por nós, e hoje Ele nos diz: ´´- Se queres ser farto, se queres ter alegria, se queres ser curado, se queres ser recebido.... dê, ame, acolha..não importa o que você tenha, não importa o que você seja... dê, e verá o meu milagre.´´

Por Juliene Rosa
















Comments

  1. Como saber o tempo certo de Deus?
    Para entendermos o tempo certo de Deus,
    precisamos sentir a sua paz nas
    decisões que iremos tomar
    Aquela paz retratada em:
    Filipenses 4.7, que excede
    todo nosso entendimento.
    Esperar no tempo certo de Deus
    também significa renúncia e santificação.
    Quando nos entregamos totalmente ao Senhor,
    Ele passa a ser o dono exclusivo do nosso tempo.
    No Silêncio Deus trabalha,
    no Silêncio Deus molda nosso caráter.
    Espere pacientemente no SENHOR
    Que a Glória de Deus Repouse sobre ti...

    Missionário Sergio Christino

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Preparando para encontrar o Rei

Louvando a Deus

Piquenique das Tartarugas