Preparando para encontrar o Rei

O nome de Ester em hebraico é Hadassah, significa mirta ou murta, em português.  A murta é um arbusto que nasce no deserto, e as suas folhas exalam uma fragrância agradável quando são trituradas. Esses arbustos eram usados pelo povo judaico para cobrirem as tendas durante a Festa dos Tabernáculos, ou Sucot. Essa planta dá uma flor, e essa flor tem um formato de estrela. Daí, quando Hadassah foi para o harém do rei, ela recebeu o nome de Ester, que para os medos, era a designação dada a mirta ou murta, ester, que tem as suas raízes em forma de uma flor.


 No targum de Ester explica que ela era chamada assim pois ela era  tão bela como a estrela da manhã, ela é comparada a estrela da manhã. Um Targum é qualquer uma das traduções em aramaico, mais ou menos literal, de partes do Antigo Testamento usada nas sinagogas da Palestina e da Babilônia. Quando, após o cativeiro babilônico no século 6 aC, o aramaico substituiu o hebraico como língua geral falada.


 Os acontecimentos descritos no livro de Ester aconteceram quando o povo de Israel ou os judeus eram cativos na Babilônia. Mas depois o reino babilônico foi sucedido pelo império persa, e os judeus se dividiram, ou seja, uns voltaram para a terra de origem mas outros continuaram a viver ali, local da história é Susã, a cidade onde o Rei da Pérsia e Média, o Rei Assuero ou Xerxes.

 O rei deu uma festa de 180, chamou a rainha Vasti para apresentar ao príncipes por sua beleza, que rejeitou, mandou matar Vasti, e entre os persas um decreto uma vez é um decreto para sempre.

 Depois de um tempo o rei se lembra de Vasti e os conselheiros do rei mandam chamar virgens e lindas mocas de toda a província do império para fazer um embelezamento de um ano e se apresentar ao rei. Ele então iria escolher uma que mais lhe agradasse para substituir Vasti. E a bíblia diz que eram tratadas seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos.

 Ester foi levada junto com essas virgens, e ela era órfã e vivia com seu primo Mardoqueu, que era da tribo de Benjamim, filho de Jair. E Ester se tornou a rainha, Mardoqueu descobre uma conspiração contra o rei e conta a Ester e o rei fica livre e mata os conspiradores e registra tudo.

 E então entra outro sujeito na história que é Hama, filho de Hamedata, descendente de Agague, que foi honrado pelo rei, e que não gostava de judeus. E Mardoqueu não se curva diante dele e Hama conspira a morte de Mardoqueu e de todo o povo Judeu.  Mas ai você me pergunta?  Porque ele não gostava dos judeus, porque ele não quis matar somente Mardoqueu mas sim toda a raça, bem é um longa história, desde Israel no deserto. Hama era de Aguague, e vocês lembram quem era Aguague? Ele era um rei amalequita, aquele que Saul poupou a vida quando lutou contra os amalequitas. 

 Amalequitas? O povo amalequita teve origem em Amaleque, filho de Elifaz (primogênito de Esaú) com Timna, sua concubina (Gênesis 36.15-16). Foram o primeiro povo que atacou os israelitas sem provocação prévia, quando eles saíam do cativeiro no Egito rumo à Terra Prometida. Em Refidim, perto do Monte Sinai, lançaram-se contra o povo de Deus covardemente, pegando os cansados e mais frágeis que iam na retaguarda. Por isso, o termo “amalequita” é usado até hoje como símbolo daqueles que tentam atrapalhar os que estão no caminho mostrado por Deus.


 Em  Exodo 17:8 narra a história, e eu gosto deste texto porque Deus faz um memorial, manda Moisés escrever em um rolo que os amalequitas deveriam ser exterminados, esquecidos debaixo do céu, e ali Moisés construiu um altar e chamou-lhe O Senhor é a minha bandeira. E Jurou: Pelo trono do Senhor! O Senhor fará guerra contra os amalequitas de geração em geração. O povo de Israel sofreu outros ataques dos amalequitas, mesmo quando a Terra Prometida já havia sido tomada, como punição pela desobediência a Deus (Juízes 3.12-13). Com os midianitas, novamente atacaram Israel, exposta por Deus a eles (Juízes 6.1-3), que saquearam a região por 7 anos antes de Gideão e seus homens derrotá-los (Juízes 7).

 Nos dias de Davi, suas esposas e bens, assim como os de seus guerreiros seguidores, foram tomados pelos amalequitas em Ziclague enquanto os homens estavam ausentes, em batalha. Davi reuniu 400 soldados e foi ao encalço dos saqueadores, recuperando as mulheres e bens roubados (1 Samuel 30). Posteriormente, durante o reinado de Ezequias, guerreiros da tribo de Simeão exterminaram o que restava dos amalequitas (1 Crônicas 4.42-43).


 Então já sabemos porque Hama não gostava dos Judeus, e no desenrolar da história que Mardoqueu fala com Ester e esta pede ao seu povo para orar e jejuar por três dias para que ela entrasse na presença do rei para retirar o ordenamento contra os judeus.


 E ela entra ali, o rei oferece até a metade do reino caso ela queira, e ela oferece um banquete para o rei e para Hama, por duas vezes. Enquanto isso o orgulhoso Hama prepara a forca para Mardoqueu, seguindo conselho de sua esposa e seus amigos.


 Então o rei não conseguiu dormir, trouxeram as crônicas do rei e ali ele viu sobre o que Mardoqueu fez para salva-lo da conspiração que pretendia mata-lo. E através de Hama Mardoqueu e honrado, ou seja, aquele que ele buscava enforcar ele teve que honrar.


 Ester então conta ao rei e pede que a livre e também ao seu povo, e Hama tenta implorar a Ester o perdão, cai diante dela e chega o rei e ainda o acusa de tentar violenta-la e então o rei condena Hama na própria forca que ele fez para Mardoqueu.


 Mardoqueu foi honrado pelo rei no lugar de Hama. Ester recebe todos os bens que eram de Hama. Xerxes então revoga a lei ou o decreto que Hama havia feito para matar todos os judeus.


 Então quando todos os judeus souberam fizeram desse dia um dia de festa e alegria. E passaram a comemorar o Purim que vem de Pur, que era sorte que Hama lançou saber o dia para a destruição e ruína dos judeus.  E até hoje se comemora essa data entre os judeus.


 O nome de Deus não aparece, vocês acham que pelo fato de o nome de Deus não ser mencionado, vocês acham que ele não estava agindo? Muitas vezes deus fala mais calado do que falando. Na sua vida, algumas vezes vai parecer que ele não está agindo, mas ele está, porque ele e Deus.

 Eu então quero trazer uma palavra de Deus para sua vida, eu poderia começar a dizer coisas tremendas que Deus fez neste livro e que continua fazendo na vida dos seus ainda hoje, mas hoje é Deus que quer algo de você.

E, chegando a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a ela segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra, e seis meses com especiarias, e com as coisas para a purificação das mulheres),

 Nós temos um Rei, e o nosso Rei não é como esse rei da pérsia, Ele é mais exigente, e não é só um ano que Ele nos deixa preparando para entrar na presença Dele não, é a vida toda. E o nosso Rei diz em Apocalipse  19:16, nos diz que o nosso Rei é o Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores.. Imagina quão grande e poderoso Ele é. É para ele temos que preparar uma vida toda. Nós temos agora o Espirito Santo de Deus, o qual Ele nos prometeu, que habitaria conosco, no nosso coração, assim que o aceitamos, e é o Espirito Santo que está agindo em nossos corações.

 Assim como aquelas jovens se purificaram para entrar na presença do rei Xerxes, assim temos que nos preparar para entrar na presença do Rei Jesus. Sabemos que um dia vamos nos encontrar com Ele, e que devemos nos purificar e preparar para esse encontro.


 Também estamos em uma purificação! Só que o óleo é o Espírito Santos de Deus! Quanto mais O buscamos, mais nos relacionamos com Ele, mas iremos exalar o Seu bom perfume! Mas seremos purificadas!

 O objetivo é retirar o cheiro de carne, de pecado, de mim mesma e exalar o bom e agradável perfume que agrada a DEUS: o perfume de Cristo! Mas todo esse tratamento aromático tem uma finalidade: agradar ao REI!!


 Ester é símbolo da Igreja do Senhor, sendo preparada e perfumada para encontrar com seu noivo Jesus. A mirra remete  assepsia e limpeza. Interessante notar que o período em que a mirra era utilizada no tratamento de beleza era maior (seis meses) do que os outros produtos. Ela é um símbolo do Espírito Santo atuando na santificação do cristão. A santificação é processo contínuo. Enquanto estivermos neste corpo devemos buscar a santificação no Senhor. Um dos requisitos de se ver a Deus é que estejamos santificados.

Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 2 Coríntios 11:2.

Sucedeu que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei, e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, aos cuidados de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, sob a custódia de Hegai, guarda das mulheres.
E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele; por isso se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus quinhões, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres. Ester 2:8-9

Desta maneira, pois, vinha a moça ao rei; dava-se-lhe tudo quanto ela desejava, para levar consigo da casa das mulheres à casa do rei;
À tarde entrava, e pela manhã tornava à segunda casa das mulheres, sob os cuidados de Saasgaz, camareiro do rei, guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse, e fosse chamada pelo nome.
Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que disse Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam. Ester 2:13-15


 De todos os presentes que Deus tem dado à humanidade, não há um maior do que a presença do Espírito Santo. 

 Quando somos salvos e pertencemos a Deus, o Espírito passa a residir em nossos corações para sempre, selando-nos com a promessa que confirma, certifica e assegura nosso estado eterno como Seus filhos. Jesus disse que enviaria o Espírito para ser nosso Consolador, Conselheiro e Guia. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14:16). 

 Uma dessas funções é revelar a verdade. A presença do Espírito dentro de nós nos capacita a entender e interpretar a Sua Palavra. Jesus disse aos seus discípulos: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:13). Ele revela a nossas mentes o conselho completo de Deus em relação ao louvor, doutrina e vida cristã. Ele é o verdadeiro guia, indo na nossa frente, mostrando o caminho, removendo os obstáculos, abrindo as portas para o entendimento e fazendo todas as coisas claras e evidentes. Ele nos mostra o caminho que devemos seguir em todas as coisas espirituais. Sem um guia assim, seríamos propensos a cair em erro. Uma parte crucial da verdade que Ele revela é que Jesus é quem disse ser (João 15:26; 1 Coríntios 12:3). O Espírito nos convence da divindade e procedência de Cristo, assim como de Sua encarnação, de Sua identidade como o Messias, de Seus sofrimentos e morte, de Sua ressurreição e ascensão, de Sua exaltação à mão direita de Deus e de Sua função como o Juiz de tudo. Ele dá glória a Cristo em tudo (João 16:14).

 Uma outra parte de sua função é distribuir dons. 1 Coríntios 12 descreve os dons espirituais outorgados aos crentes para que possamos funcionar como o corpo de Cristo na terra. Todos esses dons, grandes e pequenos, são dados pelo Espírito para que possamos ser Seus embaixadores ao mundo, mostrando Sua graça e glorificando a Ele.

 O Espírito também funciona como o produtor de fruto em nossas vidas. Quando Ele habita em nós, Ele começa o processo de colher fruto em nossas vidas - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Esses não são frutos da carne, que é incapaz de produzir tal fruto, mas são os produtos da presença do Espírito em nossas vidas.

 O conhecimento de que o Espírito Santo de Deus passou a residir em nossas vidas, que Ele executa todas essas funções tão milagrosas, que Ele habita conosco para sempre e nunca vai nos abandonar ou deixar.

Sucedeu, pois, que ao terceiro dia Ester se vestiu com trajes reais, e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte do aposento do rei; e o rei estava assentado sobre o seu trono real, na casa real, defronte da porta do aposento.
E sucedeu que, vendo o rei a rainha Ester, que estava no pátio, ela alcançou graça aos seus olhos; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou, e tocou a ponta do cetro.
Então o rei lhe disse: Que é que queres, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. 
Ester 5:1-3

 Por três dias, Esther e todos os judeus jejuaram e se vestiram com sacos. Ester era pranto e dor, seu semblante estava abatido. Quando, porém, decidiu se "vestir com trajes reais e se colocar no pátio, defronte do aposento do rei" Et 51, a rainha estava radiante: Sua melhor roupa, jóias e melhor perfume. Rosto rosado, face reluzente. O Rei se encantou . Quanta beleza! Quanta ousadia! "O que queres, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará" Et 5:3

Ester se vestiu com trajes reais  Et 5:1
 A ordenar acerca dos tristes de Sião que lhes dê glória em vez de cinza, oléo de gozo, em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado Is 61:3

 Jesus é a Vestimenta Real. Ele nos abre o Novo e Vivo caminho, para o trono, o Cetro de justiça: "Tende, pois, irmãos ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo Novo e Vivo Caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é a sua Carne... cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé" Hb 10:19, 20. Ainda que cheguemos em silêncio Ele nos ouvirá, porque nos conhece com perfeição. Ás vezes estamos tão abatidos que ao orarmos a voz se cala, somente gemidos e lágrimas diante de Deus. Ainda assim, Ele nos estende Seu Cetro, e o socorro vem!!

 Como você tem se preparado para encontrar com o Rei? E quando você o encontrar o que você vai oferecer a Ele? Ele tem o cetro estendido, Jesus já estendeu o cetro para ti lá na cruz, Ele te deu vida, Ele te abençoou, mas a escolha e sua, ou você toca ou você morre, morte espiritual, morte dos seu sonhos... o Espirito Santo te diz, vem meus filhos, eu preparo vocês, eu os ensino, eu os purifico, eu os lavo, eu os santifico... E se você aceitar e entar na presença Dele, naquele grande dia Ele te olhara e dirá:

Minha rainha, preferida minha
Amada minha, como você me alegra
Por estar em minha presença
Eu me sinto tão bem
Em te receber
No meu trono
Porque eu te amo
Rainha predileta minha
Noiva minha, pomba minha
Sim, eu te amo
Diz o seu Rei


 Por isso neste dia podemos entrar na presença de Jesus, nós somos a Sua amada noiva...

Comments

Popular posts from this blog

Louvando a Deus

Piquenique das Tartarugas